sexta-feira, 21 de maio de 2010

O tempo é o maior inimigo da escolha

É muito complicado saber o que escolher pra sua vida. Sempre existem duas possibilidades, duas opções, ou até mais que isso. Mas saber qual delas será a melhor no futuro é o que complica. Muita gente diz que vive o que aparece na frente, eu também sou assim, mas lá na frente, ás vezes, não é nada como se imaginou.

Tem ocasiões que escolher parece uma tarefa fácil, você acaba agindo por impulso, pela emoção do momento. É bastante relativo, nunca se sabe se tal caminho é o certo. Afinal, como devo escolher, pela razão ou pela emoção?

E com esse dilema surgem as escolhas, boas ou ruins. Eu confesso que sempre fui muito pela razão, já deixei de fazer coisas que eu queria por causa do meu orgulho, por exemplo. Hoje em dia sei focar mais, penso, reflito e acabo fazendo o que eu acho que é certo, seja pela emoção ou razão, faço o que vai me fazer bem.

Não acho justo você abdicar do que você tanto quer, porque tem alguém que não acredita no seu potencial, na sua capacidade de chegar ao topo. Como também não é justo viver um relacionamento que não há mais entusiasmo, vontade, simplesmente pelo costume que se criou, ou, porque a sua família venera o parceiro (a).

Então ficar assim, com o coração apertado, querendo fazer, porém ‘impedido’, pra não magoar envolvidos. E você pensou em você? Prefere mesmo ficar sofrendo enquanto o tempo lá fora passa... Você perde muito tempo assim. Escolher realmente não é fácil e se arrepender do que escolheu é pior ainda. Mas não se sinta culpado por não ter feito a escolha certa, pense que ainda a tempo de voltar atrás e continuar no outro caminho ou recomeçar.

O maior inimigo da escolha é o tempo. Esse sim é pior que a dúvida de escolher. Quando percebe que não era aquilo que queria, nota-se que o tempo passou e não existe conserto para o ‘erro’. Embora nem sempre seja tarde.

Aliás, são nessas horas que a minha razão entra em ação, pois antes eu não tinha problema com as minhas dúvidas, era tarefa fácil para mim. Só que percebi que nem sempre me fazia bem e eu também tinha que agir e escolher pela emoção. Agora, como já falei, sei lidar com os dois, equilibrando as minhas escolhas para que eu possa me sentir melhor e não precisar me arrepender.

Pra escolher algo pra minha vida, seja profissionalmente, no amor, na roupa que vou vestir ou até no que vou comer, acabo escolhendo pelo meu crescimento e vontade de fazer aquilo, pelo que vai me fazer bem, pelo meu coração, se vai se legal se for vestida daquele jeito, do meu jeito, pra tal lugar ou se o que vou comer me vai satisfazer.

Mas uma coisa é certa, não deixo mais o tempo passar sem fazer as coisas que eu quero fazer. Eu não perco tempo. O meu maior arrependimento seria se eu percebesse que não escolhi o certo pra mim e que o tempo passou rápido demais. Por isso mantenha o equilíbrio da razão e da emoção na hora de escolher algo pra si.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sempre fui muito cautelosa. Já quis inclusive escrever um post sobre cautela. Eis que o farei em breve.
Mas atualmente sou mais impulsiva. Estou agindo pelo momento e isto está dando certo.
Talvez a minha capacidade de planejar fosse muito além... e eu pensasse muito antes de agir.
Hoje quero me fazer bem , independente do momento.
Mas ainda penso muito nos outros antes de pensar em mim. É a força do hábito que ainda não mudei.

Unknown disse...

Palmas para voçê... meu Deus , não tenho o que comentar diante da intênsidade, de que o tema fala, pois é dificiu expor o que pode ser tudo ou nada, mas que, se o "tempo passar não tem mais volta" e que, você tem que ser muito breve diante de tais decisões.
Esse texo realmente nus trás a reflexão e resposta para nossas próprias dúvidas, bem comigo foi assim (risos)

Carla Suely

Unknown disse...

O tempo realmente é uma faca de dois gumes, podemos fazer dele a melhor coisa e/ou a pior, mas saber administrar a escolha "certa" é tarefa dificílima, simplesmente porque a vida é feita de altos e baixos, de tropeços e descompassos que nos servem de amadurecimento e auto-ajuda e ao escolhermos o "certo" nos deparamos com tudo isso, imagine se formos pelo caminho "errado"!!
Por isso o tempo é uma das coisas mais importantes que deveríamos ao menos valorizar, porque o que se passou, já foi, e se não foi bem feito, não teremos como voltar atrás!
Mas como diz Chico Xavier: "Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode recomeçar agora e fazer um novo fim!"

Suely Bomfim disse...

Certa vez, recebi um texto de Fernando Pessoa que o título era Tempo de Travessia: " Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas que já têm a forma do nosso corpo e esquecer os nossos caminhos que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo de travessia e se não ousarmos fazê-la teremos ficado para senpre à margem de nós mesmos".
O tempo é muito sábio.
Katá, continue expondo suas idéias.
Bjs,
Sua tia Suely Bomfim