quinta-feira, 13 de maio de 2010

A máscara do amor

Sabe quando você se apaixona e no começo aparenta ser uma pessoa linda e, precocemente, começa a fazer planos para relação, falando com jeitinho meigo como se, do relacionamento, fosse o mais apaixonado, praticamente te prometendo amor eterno. Uma pessoa que se mostra com o mesmo jeito autentica, com bom humor, cativante, prestativo e começa a viver coisas que jamais vivera. Enquanto isso as promessas aumentam...

Obviamente que qualquer um iria acreditar nesse ‘amor’. Era lindo de se ver aquele apego, sintonia, uma paixão avassaladora... Até chegar o dia da decepção, quando descobre que aquele poço de doçura estava completamente vazio tudo não passava de uma grande farsa. Usando, essa é a palavra, pessoas verdadeiras que os acolheu com braços abertos, para se refugiar da dor da ‘perda’ de um antigo amor.

Só que ninguém finge muito tempo, nem em novela o vilão consegue se esconder imagine na vida real. A máscara caiu, e aquele amor doce, passou a ser amargo. Opa! Não, AZEDO, assim fica melhor.

Como pode alguém fingir e conseguir fazer com que as pessoas envolvidas acreditassem que realmente existia algo verdadeiro ali? Todos ficaram boquiabertos, decepcionados, indignados com tamanha corvadia, falta de sensibilidade. Perdeu-se toda a consideração que tinha conquistado, logicamente, pois conquistou com uma personalidade que não era própria, agiu de má fé, foi falso. E o espaço que tinha conquistado nesse mundo ninguém o colocou para fora, ele mesmo saiu quando a máscara começara a cair, pois nesse meio só fica quem tem respeito ao próximo.

O amor tem muita contradição. Tem gente que finge que ama, até não conseguir mais e começa a mostrar quem verdadeiramente é. Gente que ama de verdade, casa tem filhos e sem menos esperar se separam... E cadê o amor de toda uma vida juntos? Existe também aqueles considerados ’ iô iô’, amam e se odeiam num grau inexplicável, estão ali juntos/separados, mas juntos. É, quanta contradição...

Por isso que vivo paixões, amores, ilusões, mas não esqueço jamais do meu amor próprio. Disso não abro mão e encho a boca para falar com a maior convicção que, eu sou mais eu, sempre.

Com isso firme em mim aprendi a não criar expectativas pra nada. Já me chamaram de fria, insensível, rude, radical... Inúmeras coisas, só pelo fato que decidi que eu não quero sofrer. E me perguntam: ‘AH, MAS COMO VC CONSEGUE?’. GENTE, a dor é inevitável, mas só sofre quem quer. Tenho meus maus momentos, mas o meu valor fala mais alto. Minhas lágrimas não descem em vão, meu coração não se machuca fácil. Dar uma ralada às vezes, mas passa rápido (risos). E quando, já falei aqui, sofro pelos meus pais, irmãos, amigos... O sofrimento é justamente por não consegui mostrá-los que a vida segue, sou o otimismo em pessoa, mas eles gostam de ficar se martirizando e é com isso que sofro. Mas quando as coisas são diretamente ligadas a mim, resolvo fácil com um verdadeiro sorriso e alivio de que sou mais eu.

Já que as pessoas usam máscaras para tudo, o melhor que tem para fazer é se amar e preparar-se para os amores falsos que irão aparecer ninguém escapa de pelo menos um. Enquanto não me aparece um verdadeiro amor, vou curtindo o meu próprio, muito satisfeita (risos).

12 comentários:

Unknown disse...

Katá, eu sou sua fã!adoro seus pensamentos!sabe pq vc consegue botar seus pensamento pra fora?

bjusssssssss

Unknown disse...

Nossa, como eu estava precisando de alguns trechos desse texto. Garota, o que mais admiro é que não são só letras em um blog, e sim a realidade de sua vida... Obrigada por compartilhar conosco suas sabias palavras e vivência.
Tento aprender sempre, porem nem sempre consigo, mas... o que mais importa é aque tento. (risos)

Carla Suely

Mércia disse...

Amigaaaa velho..vc é muito fodaaa! sou sua fã de ctzzz,ameii mto o texto,lindo lindo! te amo..beijos

Denise disse...

Kata,
Quando o ser humano passar a viver sem suas máscaras, vão conhecer o verdadeiro amor...
Viver sem máscara é não ter medo de amar..
Bom te acompanhar, seu textos são bem interessantes, fico louca para descobrir sua proxima pauta..rsrsrsr

Beijos letrado!
Denise Cerqueira

Unknown disse...

O verdadeiro amor é natural, flui como o vento e corre como as aguas. voce tem razap quando diz que existe muitas mascaras kata, as pessoas tem medo de amar, de se entregar, hoje em dia essa palavra esta escassa e as pessoas estao banalizando a palavra amor... Enquanto esse "verdadeiro amor" nao chega, vamos vivendo a vida com otimismo e tentando pensar sempre que com cada experiencia fica mais facil de encontrar esse amor... uma vez me disseram assim: que se terminou o amor, è porque ele nao existia, porque o amor nunca acaba....
Adoro seus textos katá,nos faz pensar na vida compartilhe tambem comigo ta?? sou sua fã numero 2, porque carla ja é a numero 1!! kkkkk bjaooo

FCO Nívea Stelmann disse...

Aaaaaaah o amor... Eeita coisa mais complicada (risos) Acima de tudo, acho que temos que ter amor próprio com nós mesmo, até pq isso não faz mal a ninguém, desde que a gente não se SINTA O TODO PODEROSO por causa disso (risos)... Quem nunca viveu um grande amor, caiu de cabeça numa relação, achou que tinha encontrado seu principe encantado, quanto que na verdade não passava de um SAPO? Não é facil, mas a gente cedo ou tarde tem que aprender a lidar com isso, se não acabamos virando uma pessoa cheia de frustrações, sempre com medo de se relacionar com outro (a), com receio de que NUNCA irá dar certo... Não, não, NÃO MESMO. Não podemos generalizar... Existe, claro, muitos canalhas por aí, mas também pessoas boas que podem te fazer feliz. E também, se ficar 5 anos sozinho, ou mais, qual o problema??? A vida é uma só... E passamos por uma aprovação diária todos os dias... Fato é que os grandes amores ficam para sempre dentro da gente, é uma "marca" que fica memorixada dentro da nossa mente. INEVITAVEL DE ESQUECER...


Beijo grande, lorah... O blog ta demais!!!


LOVE

Suely Bomfim disse...

Katá, seus textos estão muito sábios e cheios de verdades, é admirável ver sua maturidade, você está seguindo os passos de Carlos Drumond - quando ele fala sobre" a difícil viagem de sis a si mesmo", sobre o mergulho interno"- você está fazendo isso cotidianamente com muita sapiência e deixa extravazar esse vulcão de sentimentos que realmente, paramos para refletir, "as larvas" que saem dessa cratera valem ouro, menina. Continue nos presenteando com seus relatos, opiniões, sentimentos são maravilhosos...
Essa é minha sobrinha!!!
Bjs
Tia orgulhosíssima,
Suely Bomfim

Drika Almeida disse...

É isso aí Katáa... Sinceridade é uma qualidade de poucos e respeito pelos sentimento alheio é questão de caráter. Encontrar essas qalidades numa pessoa, é como ganhar na loteria!
Azar dos que nos perderam!! kkkkk...
Cambada de cuecas assim... tipo cremer! kkk
beijoo e ameiiiii!!

Adelle disse...

Katá! AMEI! Já tá nos meus "favoritos"!
Vc é das minhas DEMAIS! :)
Amo muito!
Bjo

Anônimo disse...

Está certíssima. Aliás, não existe erro em nenhuma citação neste post.
Amar a si mesma deve ser o lema da vida de todas as pessoas que querem realmente ser feliz!
Só quem se ama consegue amar alguém.
E com certeza, quando você encontrar alguém assim, saberá amar. Triste de quem perder...

Unknown disse...

Katá, ainda bem que yana lebrou de mensionar que " eu " sou sua fã número 1, mas não precisei falar a ela não viu?rsrsrrsrs r continue se inspirando mais e mais, para ver se nus trás mais para dentro de nos mesmos.

Unknown disse...

Se fechar para não sofrer é egoismo, quem se fecha não sofre, mas faz sofrer quem está ao seu lado tentando de tudo pra te fazer feliz, oq não é justo.

As pessoas vem ao mundo para viver as experiencias da vida, nda e ninguem está completo sem passar por coisas boas e coisas ruins na vida.

Deixe ser amada que com certeza vai acabar amando. Decepções são muito ruins, mas o amor sem sombra de dúvidas vale a pena e apagam todas a decepções!!!

Ame e seja feliz!!!!!!